A Fisioterapia é bastante conhecida pelo diagnóstico e tratamento de pacientes com dores e dificuldades para realizar movimentos. Ela é muito indicada nos casos de pessoas vítimas de lesões e traumas provocados por acidentes, e que sofrem com degenerações decorrentes do próprio processo de envelhecimento humano e de características genéticas.
No entanto, a Fisioterapia também cumpre um papel importante na prevenção de problemas de saúde. Os tratamentos fisioterápicos podem contribuir decisivamente tanto para a manutenção e desenvolvimento de órgãos, sistemas e funções, quanto para a sua reabilitação.
Existem, porém, alguns fatores que devem ser observados para que os objetivos dos pacientes sejam plenamente alcançados. Nesse texto, vamos mostrar a você a importância de realizar o seu tratamento em um centro de saúde de referência, como a Cardiosport.
O atendimento individualizado, feito por profissionais capacitados, com formação nas múltiplas especialidades da Fisioterapia, tende a tornar as consultas e as sessões mais eficientes, seguras e agradáveis.
Atendimento Individualizado
As dores e as limitações para realizar movimentos do dia a dia como deitar, sentar, caminhar ou até treinar e participar de competições esportivas, costumam prejudicar de forma drástica a qualidade de vida.
Para tratar de forma satisfatória cada paciente, precisamos levar sempre em conta que as pessoas são diferentes umas das outras. Além da idade e do condicionamento físico, os pacientes possuem características biológicas, estilos de vida e históricos de saúde que precisam ser avaliados e tratados de forma individual.
“Duas pessoas podem ter lesões na mesma região do corpo, mas apresentarem desequilíbrios musculoesqueléticos completamente diferentes, que irão exigir do profissional uma atenção e um tratamento exclusivo” (Fernanda Raquel Bonesi, Fisioterapeuta – Crefito 10 20790 – F).
Em centros de saúde de referência, como a Clínica Cardiosport, a Fisioterapia é feita de forma individual.
A Primeira Consulta
Os pacientes podem procurar a Fisioterapia por iniciativa própria (para prevenção de lesões, por exemplo) ou por encaminhamento médico (como no caso de traumas). Em ambos as situações, as diferenças entre um atendimento comum e um atendimento individualizado podem ser notadas logo na primeira consulta.
O primeiro contato entre paciente e fisioterapeuta costuma durar cerca de uma hora e serve para que o profissional faça uma avaliação ampla do estado de saúde e das condições físicas do indivíduo. Uma anamnese completa é realizada, com medidas de postura, pressão arterial e outras análises vitais.
Em pacientes encaminhados, o diagnóstico médico é um instrumento de fundamental importância, e servirá como ponto de partida para que o fisioterapeuta realize a investigação global dos distúrbios e dos fatores de risco que podem estar associados aos problemas de saúde.
“O atendimento individualizado de Fisioterapia não busca apenas a cura do problema de saúde específico (como uma dor ou lesão), mas procura entender e solucionar os desequilíbrios corporais individuais que levaram o paciente a ter o problema – as causas da doença” (Fernanda Raquel Bonesi, Fisioterapeuta – Crefito 10 20790 – F)
Após a primeira consulta, o profissional pode traçar um plano exclusivo para o paciente. Em centros de referência como a Cardiosport, os fisioterapeutas, além de toda a bagagem acadêmica, possuem formação em diversas especialidades, como:
- Pilates;
- Reeducação Postural Global (RPG);
- Técnica Mulligan;
- Acupuntura;
- Microfisioterapia;
- Dry Needling;
- Drenagem linfática;
- Disfunção Temporomandibular (ATM);
- Análise da marcha em 3D;
Aparelhos como ultrassom e TENS (eletroestimulação) também estão à disposição. Assim, o tratamento não fica restrito a apenas um método. Os pacientes podem ter – dependendo da necessidade e dentro de uma mesma sessão – técnicas variadas de diversas metodologias, selecionadas e aplicadas de acordo com o mapeamento global feito na primeira consulta, respeitando a segurança e a progressão de cada indivíduo.
Caso o profissional identifique alguma necessidade particular do paciente para a qual não esteja plenamente capacitado, ele poderá indicá-lo para algum dos colegas que fazem parte da equipe de Fisioterapia da Clínica – e que tenha a formação necessária. O atendimento individual permite que isso seja feito de forma mais sensível. As indicações também podem ser feitas por profissionais de outras áreas, como médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos. Centros como a Cardiosport possuem tratamentos multidisciplinares dentro da própria clínica.
Viva melhor e sem dores. A Fisioterapia pode ajudar você a manter a sua independência nos movimentos do dia a dia, auxiliar na prevenção de lesões graves e pode melhorar o seu desempenho esportivo. A Cardiosport é referência em prevenção, medicina do esporte e reabilitação. Além da Fisioterapeuta Fernanda Raquel Bonesi (Crefito 10 20790 – F), nossa equipe conta com a atuação da Fisioterapeuta Luiza Parizotto Audino (Crefito 10 153334 – F), especializada em Microfisioterapia, e do Fisioterapeuta Ricardo Gonçalves Schroder (Crefito 10 111349 – F), especializado em análise da Marcha em 3D.
Sobre a autora:
Fernanda Raquel Bonesi (Crefito 10 20790 – F) é graduada em Fisioterapia pela Universidade Feevale em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Possui mais de 20 anos de experiência profissional e cursos de especialização em Reeducação Postural Global (RPG), Acupuntura, Técnica Mulligan, Disfunção Temporomandibular (ATM) e Pilates. Atualmente, cursa a pós-graduação em Musculação Terapêutica e é Fisioterapeuta da Clínica Cardiosport.