Entre as inúmeras dicas para manter uma vida saudável, uma das mais comuns é controlar os níveis de colesterol no organismo. Apesar de ser uma substância fundamental para a vida, o estilo de vida inadequado – má alimentação, sedentarismo, tabagismo – fez com que o colesterol se tornasse um grave problema de saúde.
A última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE apontou que, em Santa Catarina, 13,3% da população está com colesterol alto. O percentual, que está acima da média nacional, coloca o estado na quarta posição entre os índices mais altos do Brasil. Os altos níveis de colesterol no sangue são fator de risco para problemas como infarto e AVC.
Nós já explicamos aqui no blog como funciona a dinâmica do colesterol no organismo humano. Agora, vamos falar sobre como controlar o colesterol alto sem o uso de remédios. Boa leitura!
Colesterol e alimentação
Existem diferentes tratamentos para cada pessoa com colesterol alto. Porém, a indicação para adotar hábitos diários mais saudáveis é unânime. Um primeiro passo importante é em relação ao que comemos.
Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo corpo – os outros 30% são adquiridos por meio da alimentação. Por isso, uma dieta equilibrada é uma das principais maneiras de manter os níveis de colesterol LDL (o “colesterol ruim”) equilibrados.
As principais recomendações nutricionais são:
- Evite alimentos com altos teores de gordura saturada – como produtos ultraprocessados (salgadinhos e bolachas de pacote), carnes, manteiga;
- Consuma fibras regularmente – grãos, hortaliças e cereais integrais;
- Alimentos ricos em ômega 3 são aliados na prevenção do colesterol alto – invista em peixes (como salmão e atum), sementes de linhaça, nozes;
- Consuma de 2 a 3 porções de frutas por dia;
- Passe a consumir a versão integral dos alimentos – pão, arroz, macarrão.
Colesterol e exercícios físicos
Com a prática regular de exercícios físicos, é possível regular o mecanismo de transporte e eliminação do colesterol. A produção do LDL diminui e o funcionamento do HDL é aperfeiçoado.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o aconselhado é praticar pelo menos 30 minutos de atividade física, de 5 a 7 dias na semana. Exercícios aeróbicos – corrida, caminhada, natação – são indicados para pessoas com colesterol alto. Os exercícios localizados são um bom complemento para a rotina de atividades.
Porém, pessoas que possuem sintomas de doenças no coração devem contar com supervisão profissional. Programas de prevenção e reabilitação cardiovascular contam com acompanhamento dos fisioterapeutas e educadores físicos nas sessões de treinamento. Isso possibilita uma evolução mais rápida e segura dos pacientes.
Há 22 anos, a Cardiosport atua no tratamento e na prevenção de doenças cardiovasculares. Conheça o nosso programa de Reabilitação Cardiovascular e mantenha o seu colesterol sob controle.