A atividade física de intensidade moderada e praticada regularmente está relacionada à melhora da saúde do coração a longo prazo. Vimos no texto sobre os efeitos protetores do exercício físico ao coração como esse hábito promove adaptações benéficas ao sistema cardiovascular.
Uma pesquisa realizada na Universidade St. George, em Granada, apontou que os exercícios anaeróbicos estão mais associadas à redução dos riscos de doenças cardiovasculares. Mas, afinal, quais são as diferenças entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos? E qual é a melhor para a saúde do seu coração?
Exercícios Aeróbicos e Anaeróbico
As classificações aeróbico e anaeróbico referem-se ao tipo de metabolismo energético preferencialmente usado durante o exercício.
No exercício aeróbico, é usado oxigênio no processo de geração de energia dos músculos (do grego aero – ar; bios – vida). São comumente associados a atividades de longa duração e intensidade moderada.
Exemplos de exercícios aeróbicos:
- Caminhada;
- Corrida;
- Pular corda;
- Dança;
- Ciclismo;
- Natação.
Já os exercícios anaeróbicos são aqueles que não usam oxigênio como fonte de energia primária. Costumam ser associados aos exercícios de baixa duração e alta intensidade.
São exemplos de exercícios anaeróbicos:
- Musculação;
- Provas de velocidade;
- HIIT;
- Ginástica olímpica;
- Pilates;
- Levantamento de peso
Qual é melhor para a saúde do coração?
A pesquisa apresentada no American College of Cardiology Latin America Conference analisou dados de 4.086 adultos, levando em conta idade, etnia, gênero e hábito do tabagismo. Segundo o estudo, os pacientes mais jovens (20-40 anos), sem fatores de risco adicionais, tendem a ter um melhor desfecho cardiovascular com a prática do exercício anaeróbico.
Porém, a recomendação dos próprios autores do estudo é: não faça apenas um tipo de atividade física. Faça atividade física mista. A combinação de atividades físicas aeróbicas e anaeróbicas potencializa os benefícios para a saúde cardiovascular.
Uma forma de combinar as duas atividades é incluir um período de caminhada ou corrida antes dos exercícios de musculação, por exemplo. Porém, a carga dos exercícios deve variar de acordo com as pretensões individuais de cada pessoa.
Essa especificação deve ser feita por um profissional da Educação Física. Se você é portador de cardiopatia, procure seu médico, esclareça suas dúvidas e faça uma avaliação clínica completa com profissionais especializados.
*Dr. Dr. Pablo de Souza (CRM 19618 / RQE 17374 / RQE 17375) é Cardiologista e Especialista em Clínica Médica na Clínica Cardiosport, em Florianópolis/SC.