Responsável Técnico: Dr Tales de Carvalho - CRM-SC: 4557

Últimas Notícias


Saúde

O álcool em excesso aumenta o colesterol ruim, agride o pâncreas e o fígado e aumenta a pressão arterial.
E o cigarro, por que ele é tão perigoso? As substâncias químicas presentes no cigarro aumentam a gordura ruim do colesterol, causam espasmos do vaso sanguíneo, que se estreitam, diminuem a oxigenação do sangue e ainda provocam arritmias cardíacas. Não é a toa que o cigarro é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
Quando paramos de fumar, os benefícios são enormes: nos primeiros 2 anos, há melhora de 50% em relação ao risco de doenças; nos 8 anos seguintes, completam os outros 50%, ou seja, em 10 anos após largar o cigarro, o indivíduo já se compara a um não-fumante em relação ao risco de doenças cardiovasculares e/ou câncer.
As lesões causadas pelo cigarro não desaparecem, mas param de evoluir.

Fonte: Clique aqui e confira a matéria completa.


Alimentação

De acordo com a nutricionista Isabela Pimentel, o ideal não é optar apenas por um alimento, seja carne de boi, de frango ou de peixe. A OMS recomenda uma porção de 100 gramas de carne por dia, divididos de acordo com a preferência e a necessidade individual. Já o peixe deve ser escolhido, no mínimo, duas vezes na semana.
A grande maioria da população está habituada a consumir frango, peixe, boi e porco, mas ainda há dúvidas em relação a essas carnes e muita rotulagem: frango é bom, boi é ruim, peixe é saudável? Esses mitos precisam cair por terra, cada carne tem seus benefícios e malefícios e deve ter espaço na dieta do brasileiro.
A carne vermelha tem esse nome porque carrega hemoglobina, célula que dá cor ao sangue e transporta o ferro, por isso, a carne do boi tem mais ferro que a do frango. Em relação à gordura, tem carne branca que é mais gordurosa que a carne vermelha e vice-versa, isso não é uma regra, depende do corte. Uma característica interessante da carne é que para cada 1 grama de gordura saturada, ela tem 1 grama de gordura monoinsaturada (a mesma do azeite de oliva), ou seja, metade da gordura da carne pode trazer doenças e a outra metade, ajuda a neutralizar.

Fonte: Clique aqui e confira a matéria completa.


Prevenção

Quase 25% dos brasileiros têm pressão alta.
Você também pode ter e não saber. A pressão alta aumenta o risco de infarto e de AVC, que para prevenção, o exame de carótida é muito importante ser realizado, principalmente pelas mulheres que têm problemas vasculares.


Veja o vídeo completo no link abaixo.
Fonte: Clique aqui e confira a matéria completa.